DÚVIDAS

Frequentes

O valor pode ser incorporado em bens ou a prazo, em conta Capital a Integralizar.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil sintética da situação patrimonial da empresa. Sendo assim, esta demonstração se torna importante e poderá ser usada para analisar a situação da empresa, auxiliando a administração a determinar novas diretrizes; obter empréstimos bancários, quando esta demonstração será solicitada para avaliação e cálculos de determinados índices da empresa, resultando na tomada ou não deste empréstimo; processos de licitação e análises de investidores.
Contabilidade é a ciência que estuda o Patrimônio da Empresa e suas variações, registrando e analisando os fatos financeiros que neste interferem.
A Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração contábil que apresenta um resumo das operações da empresa referente a determinado exercício social (período de atividade da empresa), destacando o resultado liquido da mesma para aquele período.
Princípios Contábeis são normas que devem ser consideradas pelos profissionais responsáveis pela contabilidade da empresa para uma adequada escrituração, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade. Atualmente são seis os Princípios Contábeis: Principio da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e da Prudência (Princípio da Atualização Monetária: revogado).
O sócio pode incorporar este valor, diminuindo o percentual do outro sócio na proporção do capital registrado.
Atendendo ao Principio Contábil da Entidade, segundo o qual ?o patrimônio do sócio não se confunde ao patrimônio da empresa?, os documentos contábeis referentes à empresa devem estar em nome da mesma.
Deverão ser enviados ao escritório mensalmente os seguintes documentos contábeis:
– Notas Fiscais de Compra e Venda de mercadorias;
– Notas Fiscais de Tomada e Prestação de Serviços;
– Movimento de Caixa*;
– Extratos Bancários;
– Relatórios de Contas a Pagar e a Receber;
– Controle de Estoque;
– Apólices de Seguro e seus comprovantes de pagamento;
– Contratos de Leasing;
– Contratos de Empréstimos/Financiamentos;
– Despesas do mês (comprovantes de pagamentos de água, luz, telefone, aluguel, assinatura de jornais e revistas, impostos, encargos sociais, e demais comprovantes que comprovem despesa/saída de dinheiro da empresa).
* Pequena quantidade em dinheiro à disposição da empresa para cobrir despesas pequenas e imediatas.
Balancete é um demonstrativo não obrigatório, com finalidade de auxílio/verificação, o qual contém a relação de todas as contas contábeis que ainda possuíam algum saldo ou que foram movimentadas em determinada data.
Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil destinada a evidenciar a situação patrimonial e financeira da empresa em determinado período, compilando todas as informações obtidas para a entidade naquele período.
Custo Direto: São os custos diretamente relacionados aos produtos produzidos ou aos serviços prestados pela empresa. Por exemplo, em um hospital: Os medicamentos utilizados nos pacientes, a mão-de-obra da equipe médica, a quantidade de energia utilizada nos leitos e salas cirúrgicas (obtida através de rateio a parte que lhe cabe), etc. No caso, são os custos diretos em relação aos serviços.
Custo Indireto: São os custos que dão suporte ao funcionamento da empresa. Por exemplo, neste mesmo hospital: Pessoal administrativo, quantidade de energia utilizada pela administração, aluguel, supervisão da equipe. São os custos indiretos em relação aos serviços.
No Regime de Caixa as receitas e despesas são reconhecidas apenas no momento de seu recebimento ou pagamento, independente da data em que ocorreram. Assim, no Regime de Caixa a receita só é considerada auferida quando efetivamente é recebida. Da mesma forma, a despesa só é considerada quando efetivamente é paga, independente de quando foi realizada.
Já no Regime de Competência, as receitas e despesas são reconhecidas no momento de sua realização, independente de seu recebimento ou pagamento, respectivamente. Este é o regime contábil recomendado pela Contabilidade e Legislação brasileira para fins de demonstrações contábeis como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, por exemplo.
Os documentos contábeis deverão ser entregues após o encerramento do referido mês, ou seja, no mês subseqüente àquele que gerou o documento contábil (Ex.: Todos os documentos referentes à Novembro deverão ser entregues em Dezembro, preferencialmente até o 5º dia útil deste).